Principal dançarina do Ballet Kirov (Mariisky), de São Petersburgo,é uma grande estrela da dança.
Nascida em 23 de junho de 1968, graduada em 1985 pela academia Vaganova, foi para o Kirov em 1986,tornou-se primeira bailarina em 1989.
Ganhou o Grande Prémio e Medalha de Ouro no IV Concurso Internacional de Ballet de Paris (1990) e foi indicada do italiano Prix de Lumiere. Venceu o prémio Benois de la dança em 1998.
Seu repertório inclui os principais ballet tais como: La Sylphide (Sylphide); Giselle (Giselle, Myrtha); A Bela Adormecida (Princesa Aurora, Fada Lilás); O Quebra-Nozes (Masha); Don Quixote (Kitri); Le Corsaire (Medora); Lago dos Cisnes (Odette Odile); La Bayadère (Nikia, Gamzatti); Raymonda (Raymonda); "Paquita" Grand Pas; Pas de Quatre (Мarie Taglioni); A Fonte da Bakhchisarai (Maria); Romeu e Julieta (Julieta) ; The Legend of Love (Mekmene Banu); Аnna Karenina (Anna) ; Cinderella (fada); Balanchine's Theme and Variations, Apolo (Terpsícore), O Filho Pródigo (The Siren).
A notória expressividade de Yulia fez dela um grande e respeitado nome da dança. Está simplesmente divina como Odete-Odile , dando dramaticidade aos movimentos traduzidos em formas perfeitas e harmoniosas. É de assistir com a boca aberta e olhos sem piscar , de se emocionar, e querer ser transportado ao teatro só para poder aplaudir.
Viva ao Ballet!
Viva a Yulia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário