segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Le Lac des Cygnes et Ses Maléfices ( O Lago dos Cisnes e seu feitiço do mal)




Essa foi uma nova versão do Lago dos Cisnes, montada por Roland Petit para o ballet Kirov, e que teve estréia em 23 de março de 1998, no Amphithéâtre Centre des Congrès, o Parc Chanot, em Marselha, na França. Nesta versão , com estilo completamente diferente do original, onde apenas a idéia, o romance e a música de Tchaikovsky( com algumas adaptações notáveis pelo maestro francês, romeno e compositor Edgar Cosma) permanecem.


Com Altynai Asylmuratova, como bailarina principal, ela não interpreta o cisne.Neste ballet , os cisnes são personagens masculinos.A coreografia é dançada inteiramente sem a ponta, e os protagonistas do romance , são referidos na história como Ele e Ela simplesmente.


``Qualquer pessoa familiarizada com a história original será fácil encontrar pontos de reconhecimento. (Por exemplo: um ser humano vítima de um feitiço do mal, é transformado em um cisne, há a história de amor, com o confronto permanente entre o bem e o mal, o branco e o preto, cada ato contém um pas de deux.) No entanto, mais frequentemente Petit conduz o espectador através de águas desconhecidas. Ele fala principalmente do trágico, embora intrigante, história de amor não correspondido, e que resulta em insatisfação, loucura, obsessão e morte. ´´Escreveu Marc-Haegeman em entrevista com Petit e Asylmuratova, para o site do Ballet Kirov (http://www.kirov.com/).


Foi um trabalho que marcou a despedida do coreográfo, após mais de 25 anos na direção da companhia.

.Abaixo a sinopse da história, um pouco diferente da original, mas com certeza não menos emocionante.

Sinopse by Roland Petit, a partir do livro do programa


Ato I, Cena 1


Uma noite, o Homem de Preto dá uma festa. Ele está esperando por seus convidados a chegar. Ela está apaixonada por um jovem homem, e olhando pela janela fascinada pelos cisnes no lago.
O Homem de Preto é apaixonado por ela: ele a deseja. Ela o rejeita.
O Homem de Preto provoca o rapaz, seu rival. A discussão trata de um final ruim, ele cospe seus feitiços mal para o rosto do jovem, que, desconcertado, magnetizado e eletrificado, se transforma em um cisne, voando para participar de sua espécie.
Ato I, Cena 2


Os cisnes espalhados por todo o palco.
O homem jovem que se transformou em um cisne ,está entre eles. Ela vagueia ao longo do lago, olhando para aquele que ela ama.
Finalmente, ela o encontra.Ela o seduz, ele é seu. Os cisnes desaparecerem. Ela fica sozinha, abandonada.
O Homem de Preto a encontra desmaiada. Ele a leva embora.


Ato II, Cena 1

O Homem de Preto recebe seus amigos para comemorar a mulher que ele ama.
Mas ela, trancada no castelo, está entediada e sob a influência do pesadelo que ocupa a sua mente.
Não ser capaz de unir a quem ela ama, lá fora, no lago, é uma tortura constante.
NO entanto, todos estão se divertindo. Mesmo que ela às vezes, junt-e-se à dança envolvente, que ela tanto gostava antes.


Ato II, Cena 2


Por fim, o "grand finale" está prestes a começar.
O Homem de Preto, para completar seus feitiços do mal, transforma-se na frente dela, tomando a aparência de quem ela ama, mas não como um cisne branco, mas como um cisne negro.
O cisne negro a convida para dançar com ele. Ela hesita, mas eventualmente se joga, acompanhada de cisnes negros que invadem o palácio, em uma sarabanda, que a deixa ofegante, mas em seguida a revolta.
Ela quer aquele que ela ama. Ele está lá fora no lago. Ela vai se juntar a ele, como Ofélia, a desaparecer em um redemoinho escuro e gelado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário